terça-feira, 19 de junho de 2007

Teoria, Arte ou Paixão?

Outro dia conversando com um grande canaricultor ele dizia "tem muita gente enfiando na cabeça muita teoria, muita teoria e eles não entendem! Eles não entendem!! Canaricultura é arte!!!!!!!!!!!"
Assim vejamos algumas definições de arte... (retirados do Wikipédia)

"A arte (do latin ars, significando técnica ou habilidade)
normalmente é entendida como a atividade ligada a manifestações de ordem estética
por parte do ser humano. A definição de arte, no entanto, é fruto de um processo sócio-cultural e depende do momento histórico em questão, variando bastante ao longo do tempo. Originalmente, a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades. Esse é o sentido usado em termos como "artes marciais". No sentido moderno, também podemos incluir o termo arte como a atividade artística ou o produto da atividade artística. "

Por essa definição o canaricultor está certo... Canaricultura é arte... Vejamos: é uma manifestação de ordem estética é também um produto em que o conhecimento é usado para realizar a habilidade de misturar e criar lindos canários...
Mas não paremos por aqui...

"Arte pode ser sinônimo de beleza, ou de uma beleza transcendente. Dessa forma, o termo passa a ter um caráter subjetivo, qualquer coisa pode ser chamada de arte, desde que alguém a considere assim, não precisando ser limitada à produção feita por um artista. Como foi mencionado, a tendência é considerar o termo arte apenas relacionado, diretamente, à produção das artes plásticas."

Aí ficamos melhor ainda como canarilcultores artistas... Se canário não é sinônimo de beleza, não sei mais o que é... E é uma beleza que transcende... subjetiva como só um canaricultor que cria Hossos Japoneses pode provar ao afirmar: "esse canário é lindo!"
Nesta última definição o que mais encanta é que para se fazer arte não é preciso ser artista ou se considerar como tal...

Então! Somos todos artistas, criando belezas aladas!!
Muito bom isso...
Mas precisamos da teoria??

Aí está a grande questão da arte... Um pintor, se tem talento nato para isso, esquece-se do mundo da teoria e consegue exprimir qualquer coisa através de sua arte... Um qualquer, sem talento especial, precisa se esforçar e apreender toda a teoria possível para se expressar minimamente bem...

Bom... sem talento, com talento, o que nos importa é o seguinte... o que nos move é a paixão... paixão pela arte de criar canários lindos como só a beleza pode ser... fazer o que né???

Procura alguma coisa?

Google